28.2.08

Sobre o dormir

Difícil entender como os cristãos conseguem encontrar descanso no travesseiro quando há tanta injustiça no mundo. Deve ser por isso que Jesus não tinha onde reclinar a própria cabeça — certamente não era para evitar o torcicolo.

Sono e religião sempre foram interligados. Desde os tempos mais antigos, enquanto os soldados se fortalecem no quartel, os sacerdotes repousam no templo, imitando os requietos deuses.

Ah, se essa realidade pudesse ser diferente! Se os que dormem fossem despertados! Pena que as vozes que constituem o elemento crítico-profético dos arautos religiosos são sempre silenciadas e forçadas a sonolências profundas, como foi com aquele a quem a cruz tentou calar.

As injustiças não dormem, mas os justos sim. Por isso, ainda está para nascer o dia em que a religião será uma religião acordada para o sofrimento injusto do outro. Uma religião que, pela justiça, paga o preço da insônia.

Marcadores: ,

25.2.08

Da despedida

Dói despedir. Dizer adeus.
A Deus dedicamos descanso dos diletos que saudades deixam
Dor que, adormecida, dorme.

Dista da distanásia, divinal disposição advém
Da despedida adversa.
Daqui ad aeternum, admirável descanse-em-paz dir-se-á.

Em memória do amigo de quem me despedi no último sábado (23/02/08), pastor Xavier.

Marcadores:

18.2.08

A vida contagia

A vida em abundância prometida por Jesus é contagiante. Ela não se contenta em ficar num espaço de quatro paredes da instituição A ou B. Ela é para todos e todas, independentemente de seu credo. Ora, se o próprio homem pobre de Nazaré não criou nenhuma religião, nenhuma igreja, sua vida alcança qualquer pessoa que se identifique com a mesma paixão de seus seguidores, aquela mesma paixão que fez alguns homens e mulheres deixarem tudo para dar pão a quem tem fome, dar água a quem tem sede, dar abrigo ao desabrigado, dar roupas aos que não têm o que vestir, visitar os doentes e os presidiários.

Marcadores:

8.2.08

Um axioma

A melhor coisa que podemos fazer nessa vida é plantar uma árvore.

Marcadores: