29.10.07

Kairós e chronos

O movimento nascente de cristãos vivia em dois tempos. Enxergava um tempo favorável, o kairós, o tempo de refrigério, aqui e agora, no tempo de restauração, no chronos. Queria fazer alguma coisa para mudar sua situação para melhor, para algo utópico, desencadeando práticas concretas e transformadoras na sociedade. O absurdo de dizer que o tempo oportuno kairótico, isto é, o tempo da plenitude de sentido, poderia ser vivido no tempo presente, no tempo cronológico, repleto de contradições humanas, fez com que os cristãos agissem no hoje como se o amanhã da humanidade deles dependesse.

Aqueles homens e aquelas mulheres acreditavam que estavam antecipando o Reino de Deus. Promoviam tempos de refrigério (ainda não) dentro dos tempos de restauração (). Sua mensagem contemplava as promessas para o futuro e para o presente, vivendo a dialética do Reino de Deus. Eles e elas levavam, pois, esperança na desesperança, antecipando a chegada de dias melhores, ainda que seus dias fossem dos piores.

Marcadores: , ,

13 Comentário(s):

  • At 30 de outubro de 2007 às 07:33, Blogger Alysson Amorim said…

    Caro Amigo,

    Assistia Domingo a um documentário exibido pela TV Cultura no DOCTV: "Raiumunda, a quebradeira". Contava a situação das quebradeiras de côco babaçu do Tocantins e o movimento de organização sindical liderado por Dona Raimunda, uma quebradeira que ganhou notoriedade nacional e internacional. Em paralelo, o documentário narra a história do Padre Josimo, amigo de Raimunda, ligado à Teologia da Libertação e assassinado em maio de 1986, quando se dirigia a Comissão da Pastoral da Terra em Imperatriz (MA). Josimo militava denunciando o latifúndio e organizando os trabalhadores.

    Era um homem, como poucos, efetivamente comprometido em antecipar o Reino de Deus, o ainda não. Que venham outras e outros, Raimundas e Josimos.

    Abração.

     
  • At 30 de outubro de 2007 às 08:20, Blogger Alysson Amorim said…

    Este comentário foi removido pelo autor.

     
  • At 30 de outubro de 2007 às 08:21, Blogger Alysson Amorim said…

    Como alguém disse: "Enxergar o Reino É o Fim do Mundo", o fim do chronos, embora ele permaneça aí.

     
  • At 30 de outubro de 2007 às 10:25, Blogger Fallen Angel said…

    Perdoe-me a ausência, Felipe, mas tenho andado consumido. :-)

    Quanto ao texto, recordou-me os cátaros albigenses...

    Aquele enorme abraço.

     
  • At 30 de outubro de 2007 às 11:15, Blogger Pablo Ramada said…

    Falar de tempo é falar de fé, pois quem espera sem fé, espera em vão. Quem vive sem fé, vive em vão, fé em Deus, não aquela cantada por Gilberto Gil, mas uma fé professa e vivida.

    Não uma fé chantagiosa, mas uma fé além da esperança.

     
  • At 30 de outubro de 2007 às 14:45, Blogger Cleber Baleeiro said…

    A cristandade, ao longo de 2000 anos, conseguiu o desgraçado feito de transformar o chronos, não numa antecipação, mas numa espera despropositada pelo kairós. “Porque pensar em reforma agrária, miséria, violência, trabalho infantil, meio ambiente? No kairós tudo se resolverá”. O kairós só nasce de uma construção iniciada no chronos.
    Abraço!

     
  • At 30 de outubro de 2007 às 21:48, Blogger Pavarini said…

    Muuuito obrigado pelo carinho, Felipe. :)

    Seu blog já tá lá na minha lista de links.

    Big abraço, cara.

     
  • At 31 de outubro de 2007 às 20:03, Anonymous Anônimo said…

    Felipe,

    eu aprendi (?) Teologia com minha vó Vitalina. Mas ela nunca soube explicar-me o Reino de Deus, "antecipado" de forma atemporal no meu próprio peito.

    Quando compreendi o que Jesus dizia que o Reino estava "lá, onde está o teu coração", aí as coisas ficaram claras para mim.

    Mas demorou.

    Principalmente porque tenho "formação filosófica marxista" (ou o que que que isso signifique...)


    Teus comentários no blog ontem, sobre o meu texto, estão magníficos!


    Hoje falo do meu maior amor...


    Abraços, flores, estrelas.

     
  • At 2 de novembro de 2007 às 08:37, Blogger david santos said…

    Por favor!
    Faz alguma coisa pela "justiça" brasileira.
    Flávia vive em coma e a "justiça" brasileira também.

    (a resignação é parar a evolução. David Santos, in tempos de sempre)

    Obrigado
    David Santos

     
  • At 3 de novembro de 2007 às 13:36, Anonymous Anônimo said…

    Ola Irmão Graça e Paz!!
    Tenho um site que se Jovens de Palavra, um site para jovens como o própio nome já diz. E la estou colocando um página para a divulgação da blogosfera Cristã e estou convidando a todos para a participaça.

    visita lá o site tem maiores informaçoes, conto com a sua participação.
    www.jovensdepalavra.com

     
  • At 4 de novembro de 2007 às 03:22, Blogger Deepak Gopi said…

    I have returned

     
  • At 5 de novembro de 2007 às 01:58, Blogger Deepak Gopi said…

    Thank you
    Good day

     
  • At 5 de novembro de 2007 às 14:39, Blogger Marlene Maravilha said…

    Felipe,
    deixo-te um grande abraco e o desejo que tenhas uma linda semana. (tenho certeza que te deixei um comentario aquí dias atrás. Aconteceu alguma coisa?)
    Deus te abencoe!

     

Postar um comentário

<< Home