Pastoral às avessas
Ao fazer meu primeiro funeral como novel pastor, à tarde, li que há tempo de estar calado, bem como há tempo de falar. Obviamente, o silêncio foi a mensagem. Não queria dizer nada além de uma ausência de discurso. Espera-se, no entanto, que um ministro religioso use a sua língua nestas horas. Usei. Não mais que 5 minutos, sendo um de solene silêncio. Jamais esquecerei daquelas reticências. “Quando as respostas se transformam em perguntas, quando as certezas se transformam em incertezas, quando a alegria se transforma em tristeza, quando o riso se transforma em choro”...
À noite, porém, saboreava uma garfada de strogonoff de carne em uma festa de aniversário de alguém da igreja. Falar era o mais importante. Futebol foi o assunto. Risadas aos montes. Reticente me senti apenas na hora de ir embora. Em boa hora!
Voltando para casa, agorinha, pelas ruas frias e vazias da Tijuca, lembrava-me daquilo que mamãe me disse quando criança: “chore com os que choram, alegre com os que se alegram”. Confesso: continuo sem compreender!
Marcadores: Cotidianidade, Pastoral
Camarada,
É de arrepiar. Chamaria isto de malabarismo divino. Chorar e rir, mas não apenas nos lábios. Chorar e rir na alma, em um mesmo dia, eis um mistério realmente incompreensível. É daquelas tarefas que só podem ser realizadas se colhermos energia do alto, da graça divina.
Uma vida empática exige isto (e o ministério pastoral, suponho, não existe sem aquela abertura completa e incondicional ao outro, a empatia).
É preciso chorar e depois rir. Falar de eternidade e depois de futebol. Enterrar e depois sentir a alegria da árvore, no vento.
Me lembrou uma poesia do Ferreira Gullar, escrita por ocasião da morte da Clarice Lispector. Permita-me transcrevê-la:
Morte de Clarice Lispector
Enquanto te enterravam no cemitério judeu
do Caju
(e o clarão de teu olhar soterrado
resistindo ainda)
o táxi corria comigo à borda da Lagoa
na direção de Botafogo
as pedras e as nuvens e as árvores
no vento
mostravam alegremente
que não dependem de nós.
Abração.