12.12.08

Justiça divina

A lei de Deus me parece bastante simples na boca de Jesus. Tudo não passa de fazer com o outro aquilo que você quer que seja feito consigo mesmo. (cf. Mt 7,12) Tal ideal fortalece o princípio de justiça para todas as pessoas como responsabilidade de cada um de nós e, por conseguinte, quebra a noção de que o único caminho possivelmente justo no planeta é o toma-lá-dá-cá, ou o velho olho-por-olho-dente-por-dente.

De quebra, ainda ficamos com um embaraço: tudo o que quero é o meu bem, mas será que quero o bem do outro? Na verdade, esta pergunta ainda não se faz entendida. Gostaríamos de ficar sem roupa para vestir ou sem alimento para comer? Gostaríamos que as pessoas nos passassem a perna? Gostaríamos que fossem injustos para conosco?

Neste exato momento, ouço os seguintes versos cantados:

Heal the world,
Cure o mundo,
Make it a better place
Faça dele um lugar melhor
For you and for me
Para mim e para você
And the entire human race.
E para toda a humanidade.
There are people dying.
Há pessoas morrendo.
If you care enough for the living,
Se você liga pra quem está vivo,
Make it a better place
Faça do mundo um lugar melhor
For you and for me.
Para você e para mim.

Quando ouço as pessoas dizerem na igreja que Jesus morreu, é quase que instintivo reagir assim: “Mas ele ressuscitou.” Ressuscitou e ressuscita. Olha ele aí falando pela boca do Michael Jackson!

Marcadores:

4 Comentário(s):

  • At 12 de dezembro de 2008 às 15:18, Blogger O Tempo Passa said…

    O caso da velhinha australiana que meteu chumbo nos estupradores da neta se encaixa maravilhosamente no assunto (vide meu post).
    Quem de nós aceitaríamos ser baleados "nas partes" por termos um desiquilíbrio mental/emocional que permite que façamos tamanha maldade a outro ser humano? Será que esse é o castigo que pediríamos? "Me dêem um tiro! Bem "aqui", ó!!!
    Eu é que não!!!

     
  • At 15 de dezembro de 2008 às 12:44, Anonymous Anônimo said…

    Arrisco-me a dizer, respeitosamente, que Jesus também fala pela dança de Michael Jackson!

    E pela nossa.


    Abraços, flores, estrelas..

     
  • At 16 de dezembro de 2008 às 20:21, Anonymous Anônimo said…

    Felipe,

    Hoje escrevi um texto (basicamente não ficcional) que aguarda tua sempre respeitável crítica.


    Abraços, flores, estrelas..

     
  • At 17 de dezembro de 2008 às 07:13, Blogger Janete Cardoso said…

    Por que é tão difícil desviar nossos olhos do umbigo?

     

Postar um comentário

<< Home