Conceitualização da divindade num ambiente de luta das mulheres pela igualdade
É com grande satisfação que divulgo-lhes este artigo de minha autoria, publicado em um importante periódico eletrônico, Netmal in Revista — http://www.metodista.br/ppc/netmal-in-revista/netmal02/ppc/netmal-in-revista/. Vocês podem entrar no link e ler outros artigos além do meu. À vontade estejam para comentar aqui as suas percepções. Segue abaixo o resumo do artigo em português, inglês e espanhol.
Resumo: Uma vez que a teologia clássica tem tido dificuldades em responder à realidade concreta das pessoas, em especial das mulheres, algumas teólogas feministas têm proposto uma nova conceitualização da divindade cristã. Embora o conceito de Deus como mãe tenha contribuído neste sentido, há muito que se fazer em prol não apenas de uma emancipação das mulheres, mas da construção de um mundo rumo à igualdade das pessoas, que se dá, por conseguinte, independente de seu sexo.
Palavras-chave: Teologia Feminista, Divindade, Luta das Mulheres, Igualdade
Abstract: Once classical theology has found difficulties for answering to the concrete reality of people, especially women, feminist theology has proposed a new conceptualization of Christian divinity. Although the concept of God as mother has contributed for this task, there are much more to do in order to not only emancipate women but build a world of equality between people, which occurs, eventually, independent of their sex.
Key words: Feminist Theology, Divinity, Women’s Struggle, Equality
Resumen: Como la teología clásica ha tenido dificultades para responder a la realidad concreta de las personas, en especial de las mujeres, algunas teólogas feministas han propuesto un nuevo concepto de la divinidad cristiana. Aunque el concepto de Dios como madre haya contribuido en ese sentido, aún queda mucho por hacer no sólo en favor de la emancipación de las mujeres, sino también a favor de la construcción de un mundo en prol de la igualdad de las personas, condición que acontece, por consiguiente, independientemente del sexo.
Palabras Clave: Teología Feminista, Divinidad, Lucha de las Mujeres, Igualdad.
Marcadores: Teologia
Meu Amigo,
Foi um prazer enorme ler seu artigo, mormente por abordar um tema tão fundamental, desenvolvido em uma teologia, por assim dizer, que respira, ri e abraça, enfim, uma teologia viva. Não há ali princípios teológicos carcomidos por traças, não há espaço em suas letras para aquele deus-cadáver - e como se não bastasse, ranzinza, de que se fala exaustivamente em nossos templos. A Deusa vive, é o que senti ao concluir minha degustação, como se ela, a Deusa, me acalentasse, me desse do leite puro - sem químicas cáusticas e oxigenadas - que há muito não bebia. Vive na história, a Deusa, e "se modifica continuamente por causa dos padrões de opressão que sempre se reconstroem." Vive, portanto, se modificando, aparecendo em suas mil faces, sempre ameaçando o status quo opressor e repressor, daqui e da Argélia. Ontem, hoje e sempre.
Que a Deusa continue nos ajudando.
Paz, Liberdade e muita Consciência Negra.