21.1.10

Tem algo podre no estado do Brasil

Não! Esta não é uma comparação entre o nosso país e a Dinamarca, o país usado por William Shakespeare como cenário de sua mais famosa peça A Tragédia de Hamlet. Mas estas são algumas impressões pessoais sobre a atual cena política brasileira.

Não falo de partidos, mas da mídia. Aliás, não é novidade para ninguém que a televisão e os jornais desempenham um papel de protagonista na trama eleitoral do país. E o fazem com a “fantasia” da neutralidade, apodrecendo nossa democracia com a tirania da “opinião pública”.

Só que não há neutralidade em tal processo de comunicar notícias sobre política. Se um jornalista mencionar um prefeito, um governador ou um presidente em sua matéria, ele usará diferentes tipos de verbos que revelam seu nível de controle da informação.

Por exemplo, verbos como “exclamar”, “responder” e “solicitar” marcam um discurso direto, o que, em um primeiro momento, significa que o texto está mais próximo do original. No entanto, outros tipos de verbo como “descrever”, “discutir” e “falar” já carregam uma distância em relação àquilo que se disse. Sem mencionar uma série de verbos como “reinvindicar”, “negar”, “insinuar”, “propor” e “manter”, através dos quais se expressa um discurso indireto, com o controle de parte da notícia sobre um fato.

Em ano eleitoral, minha pergunta é: sou capaz de ser autônomo em minhas escolhas? Ou sou apenas manipulado pelo humor da mídia? Será que tem alguém brincando com minha opinião?

Não podemos esquecer que, em última instância, somos livres para decidir sobre o que queremos em uma sociedade democrática. Apesar de serem bons recursos para nos ajudar nessa tarefa, os meios de comunicação não podem ser vistos como neutros. Se eles também são livres para comunicar um fato (daí a chamada “liberdade de imprensa”), tal neutralidade só pode ser vista como um mito.

Voltando a Hamlet, podemos lembrar de Polonius, o mui político personagem drama. Ele fica desconcertado com a resposta de Hamlet à sua pergunta “O que você lê?”. Como se sabe, a razão para tal pergunta é a suposta loucura de Hamlet. Diferentemente de suas expectativas, o príncipe da Dinamarca não estava louco. Pelo contrário, pelo menos na política, ele se mostra até mais atento do que nós. Afinal, sua resposta à pergunta de Polonius é simplesmente: “Palavras, palavras, palavras”.


Marcadores:

9 Comentário(s):

  • At 22 de janeiro de 2010 às 21:33, Blogger O Tempo Passa said…

    Meu medo, mais que medo, terror é que nossos blogues tenham apenas o valor dado por Hamlet: palavras, palavras, palavras...

     
  • At 24 de janeiro de 2010 às 16:00, Blogger Unknown said…

    "Dizem que tem a retina deslocada e no mundo vê desleixo, ameixas verdes e charcos de lodo. Mas isso é o que os outros, apenas, dizem: os que não têm lugar no coração para a retina. Os que têm vazio imenso como morada."

    Grata!

    Um beijinho,
    Feliz Domingo,
    Sandra.

     
  • At 27 de janeiro de 2010 às 21:40, Blogger Tamara Queiroz said…

    Fanuel,

    Fez-me lembrar da minha descoberta mais óbvia e recente. Ao ler jornais ou revistas, conseguimos saber qual partido político o veículo de comunicação apoia. Justamente com uso dos verbos citados. E também quando usam, por exemplo, o nome do Presidente para criticar alguma decisão ou usam "o atual governo" para comentar sobre algo acertivo. E vai indo...

    B-joletas

     
  • At 30 de janeiro de 2010 às 23:02, Blogger Cleinton said…

    Segundo Pierre Bourdieu - e eu concordo com ele - é ingênuo aquele que acha que é autônomo. Sim, somos manipulados o tempo todo. É claro que os níveis de manipulação são diferentes para cada pessoa, a depender da qualidade da formação, sobretudo teórica, das "marionetes", mas autônomo em sua totalidade NINGUÉM!
    Achar um autônomo é como achar um justo; não se acha um sequer.
    Mas é ano eleitoral; força sempre!!
    abraço, grande fanuel.

    liberdade, beleza e Graça...

     
  • At 12 de fevereiro de 2010 às 06:26, Anonymous Anônimo said…

    Este comentário foi removido por um administrador do blog.

     
  • At 3 de fevereiro de 2012 às 15:34, Blogger onilsepol said…

    Não gosto de comentários excluidos.
    Aliás não gosto desta palavra, pois ela usa uma terrivel máscara.
    igual áqueles verbos aos quais se referiu.
    É óbvio que podemos escolher.
    Mas o que fazer?
    Diante das grotescas e miseráveis opções.
    Parabéns pela cultura e sensibilidade que tem.
    É o que falta, em grande parte das pessoas.
    Quanto á excluir comentários, concordo em genero e grau; no que se refere aos anonimos.
    pois quem se esconde no anonimato não tem o direito de se expressar.
    Abraço;
    onilsepol.blogspot.com.

     
  • At 13 de janeiro de 2013 às 14:11, Blogger onilsepol said…

    Um jovem sonhador!
    já me intitulei assim.
    E hoje; mudei o rótulo.
    Assim como você provavelmente o fará.
    Haverá outros Sadans,Arafats, Bins Ladens,Genóinos, Lulas e Dilmas, Surpresas agradavéis ou não.
    Daí o possivel codnome;
    Um maduro pés, no chão!

     
  • At 7 de abril de 2013 às 07:46, Anonymous Anônimo said…

    The provider imposes just a little exorbitant interest because the desired amount was in to the access with a excellent ease? It's the most frequent selections that individuals practice when trying to locate aircraft financing. From the historic Western culture, men are strong, courageous, protective, plus sweep you want a little princess off you a! fast same day loans If you'd like to know more about pool area develop into financial products especially in circumstance of this type of mortgage!

     
  • At 7 de abril de 2013 às 12:05, Anonymous Anônimo said…

    It is very quick and easy for a really person to vary the name of their particular company on their site and carry on the circuit! You have applied for student loan, but resulting from some inevitable circumstances, you could have failed to pay off the money to the money loan providers! However, this could be sorted as a connection ETF instead of a bank loan Exchange traded fund? instant payday loan The online pay day loans have lending products take out market services there are numerous seller credits that can help.

     

Postar um comentário

<< Home