O neoliberalismo e a religião
A famigerada teologia da prosperidade tem relação direta com a lógica do capitalismo. Baseada na idéia de que Deus quer que todas as pessoas desfrutem de um estado próspero, a teologia da prosperidade prega que se os crentes tiverem fé suficiente para pedir aquilo que querem obter, demonstrando essa fé com doações generosas, eles receberão em abundância. Esse discurso se torna uma alternativa para muitos homens e mulheres que, embora necessitados, estão dispostos a apostarem em meio a várias opções ofertadas pelo neoliberalismo. Ou seja, fazer uma fezinha na loteria é mais arriscado do que depositar todas as fichas no gazofilácio divinizado.
Isso é endêmico nas religiões — cada um que faça a comparação com sua própria instituição, eu fiz dentro da minha; se não gostar dos símbolos religiosos, observe, por exemplo, os shoppings, são a mesma coisa, só que templos do capital (neste caso, até mais eficientes). Soa atraente aos seres humanos a idéia de acreditar em ajuda do além para a solução de seus problemas. É uma espécie de bengala, como apostar na Mega Sena. Melhor ficar rico no estalar dos dedos do que trabalhar dignamente para se sustentar — não para enriquecer —, pois o sonho de um caminho mais fácil para a vida é arquetípico e todos querem trilhá-lo. Às instituições religiosas resta a tentação de cobrar o pedágio para este que é o paraíso perdido dos humanos. Lá nas terras da mãe África, de onde todos saímos, ficou nossa mais primeva casa. Quanta saudade! Libertar disso parece tão difícil como perder as bengalas. Não aprendemos ainda que o caminho de volta é assaz difícil e quase impossível de se fazer. Nesse impasse, melhor insistir na possibilidade de um atalho vestido de liberdade, mas com corpo de ilusão. Fechar os olhos para a realidade e fingir que nada está acontecendo. Assim, o neoliberalismo se sustenta na esteira da religião, enquanto a humanidade vai por água abaixo.
Ola!Vc foi em meu Blog: http://crisfrenesi.blig.ig.com.br/
E comentou no texto:"Eu matei Gezuz".
Realmente acabamos falando do mesmo assunnto rsrs, infelizmente claro pq eu preferia não ter esse tipo de assunto pra falar. =[
Bjks e vlw pela visita. ^^